segunda-feira, 19 de março de 2012


FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO E O FRACASSO NOS RESULTADOS DA MUSCULAÇÃO.

PROFESSOR GUILHERME FELIX

Quando iniciamos um programa de treinamento com pesos e buscamos resultados estéticos de mudança da composição corporal (perda de gordura/aumento de massa magra) existem vários fatores determinantes para se alcançar e conseguir tais objetivos, normalmente observamos a maioria das pessoas dentro de academias treinando há um bom tempo sem resultado algum ou algumas pequenas modificações. Na verdade a maioria das pessoas não conseguem seus resultados principalmente por não seguir algumas regras básicas porem que são difíceis de seguir a risca, se fosse o contrario todo mundo que entra em uma academia e tem um treino montado teria resultados e estaria resolvido o problema, mas sabemos que não é assim.
Há vários fatores envolvidos quando falamos em resultados como pré-disposição genética, alimentação, descanso, treino regular, forma e realização do treino entre outros, mas o que podemos fazer para controlar aqueles que estão ao nosso alcance, será que podemos controlar?  
Se tirarmos os fatores genéticos e hereditários todos os outros podemos controlar e potencializar nossos resultados. Pensando assim coloquei alguns dos principais erros cometidos pelos praticantes de musculação e em sequencia fatores determinantes para se atingir e potencializar seus resultados.
 Se você é daqueles que fica de bate papo na academia conversando a toda hora e todo momento pode esquecer, treinamento sério para resultado requer foco e concentração e principalmente respeitar rigorosamente o intervalo entre serie e exercícios. Isso serve também para pessoas que ficam atendendo celular e falando ao telefone durante os exercícios, perdendo totalmente a concentração naquilo que esta fazendo e realizando. Manter o foco e a concentração é de fundamental importância para se atingir resultados e ultrapassar seus limites.

A execução dos exercícios é outro fator importante para alcançar seus objetivos, observo muitas pessoas treinando de forma errada muitas vezes ate de forma afobada e algumas exagerando em cargas achando que isso fara a diferença, não aproveitando a maior amplitude dos movimentos e a perfeita execução dos mesmos, não recrutando assim mais fibras musculares daquele determinado grupo muscular trabalhado. O pior é que muitas vezes não é por falta de orientação mais sim por desleixo. Execute o movimento nos exercício sempre de forma controlada e completa, mantenha sempre a total amplitude dos movimentos.


Outro detalhe muito importante seria a realização dos exercícios ate a falha total, ate a fadiga total do musculo para o recrutamento total das fibras e depleção total dos substratos energéticos dentro do musculo, observo muitas pessoas realizando somente séries submáximas e na maioria das vezes nem isso, querendo resultados de ganho de massa magra com o mínimo de esforço possível, isso não existe, se você quer ter resultado você tem que ir ao seu máximo e possivelmente além dele muitas vezes, a superação tem que ser constante.

Realize seu treino de forma rápida e intensa, procure realizar as series e exercícios no mínimo possível de intervalo entre eles, essa capacidade você ira melhorar a cada treino e a cada passo mais além que você se permitir, não se importe muito com pesos mais sim com a intensidade empregada tanto nos movimento quanto nos intervalos entre as series, observo pessoas que ficam mais de 2 horas na academia fingindo que esta treinando e que esta buscando algum resultado, se você vai a academia para se descontrair bater papo e ficar de conversa fiada tudo bem, mas não reclame depois dos resultados que não aparecem. Um treino de musculação bem feito e bem realizado não demora mais do que 50 a 60 minutos.
A alimentação com certeza é um dos principais fatores se não o mais importante para determinar qualquer resultado, se você não segue nenhuma dieta em especifico e tem desejo de ganhar massa magra ou perder gordura corporal pode esquecer meu amigo você vai depender muito da sua genética e contar que ela seja muito boa para conseguir resultados expressivos, pense comigo, o nosso corpo depende de energia para se exercitar e combustível para realizar os exercícios, os músculos são constituídos principalmente de proteínas e aminoacidos, se você pretende ganhar massa muscular como você ira conquista-la se não abastecê-la sempre com proteínas e carboidratos na dose certa, da mesma forma que se você pretende emagrecer e não controlar sua ingestão calórica, comendo de mais e exagerando nas doses, como conseguira fazer seu organismo disponibilizar aquela gordura armazenada.

Com certeza o controle da alimentação esta entre os fatores mais complicados e difíceis de realizar, mas infelizmente se não tiver nenhum tipo de controle sobre sua dieta e alimentação dificilmente conseguira chegar ha resultados expressivos, ou seja, o treinamento e a dieta caminham juntos e esse é o único caminho não existindo outro, não existindo milagre e muito menos formula magica, pois se existisse com certeza muita gente compraria e estaria do jeito que gostaria, mas com certeza vai muito além disso.
Procure sempre a orientação de um profissional de Educação Fisica Especializado para o seu treinamento e de um Nutricionista Esportivo para ajustar sua dieta, os dois caminham juntos para o sucesso do seu treino e a conquista de seus resultados.
Bom Treino a Todos!!

8 comentários:

  1. PARABENS GUILHERME....EXCELENTES DICAS QUE VC DEU, E EU SOU TESTEMUNHA VIVA DE COMO FUNCIONA TUDO ISTO QUE VC RELATOU....PARABENS AMIGO!!! ABRAÇO ALESSANDRO ASSIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandro, fico muito feliz por isso meu amigo, bons treinos e otimos resultados para nos todos, um grande abraço!!

      Excluir
  2. Júlio César Programa NOITE ADENTRO20 de março de 2012 às 06:43

    Bom dia Félix! Como educador físico, tenho a dizer q vc foi mt feliz em sua explanação simples e sucinta. Qm no mínimo seguir essas dicas, pode até não se tornar um campeão, mas, ficará com certeza satisfeito com o resultado obtido!!! Parabéns pela iniciativa de dividir seu conhecimento e ajudar tanta gente!!!
    Fica com Deus amigo!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Julio Cesar, fico feliz em saber que de alguma forma posso colaborar e ajudar pessoas interessadas em evoluir sempre em seus treinos, um grande abraço a vc tambem!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas Dicas Guilherme... Pedir um conselho agora...ha uns 4 anos atrás me descuidei, engordei e acabei pesando 85kg tenho 1.60 29 anos.Entrei na academia e com dieta e exercicios acabei emagrecendo... hj me peso 68 e tenho levado a musculação bem a serio. Gostaria de eliminar estes 8kg restantes mas morro de medo da flacidez, percebo que mesmo malhando muito o triceps e estando com o braço definidinho sobra pele na região do triceps... E agora mantenho mais gordinha com 68 e continuo malhando ou faço uma dieta pra perder os 8kg restante? Tenho pavor de pensar em ficar flacida , me de uma luz o que eu faço? Gostaria mesmo era de ficar bem sequinha, mas sei que isto não é mais possivel devido ao excesso de peso que ganhei no passado... Ajudaria muito ouvir seu parecer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o primeiro passo seria voce realizar uma avaliação fisica para verificar seus valores de % de gordura, massa magra e alguns outros parametros importantes tambem, voce ja obteve resultados expressivos mas pode continuar tendo mais modificações com certeza basta direcionar bem o seu trabalho, direcionar melhor seu treino e sua dieta, procure um profissional na area de avaliação e prescrição de treino e um nutricionista esportivo eles poderão te ajudar em seu proximo passo, qualquer coisa entre em contato no e-mail guifelixbr@hotmail.com que conversamos melhor, ate mais!!

      Excluir