quarta-feira, 12 de setembro de 2012


TREINE COM EFICIENCIA: 
DESENVOLVA SEUS MUSCULOS NÃO O SEU EGO.

 PROFESSOR GUILHERME FELIX
 
 
 
É comum observarmos alunos na academia exagerando nos pesos e cargas em seu treinamento achando que com isso ficarão mais fortes e maiores, o pior é que isso não acontece somente com pessoas que estão apenas iniciando um programa de treino, mas também com pessoas que há muitos anos treinam e infelizmente nada aprenderam durante todos esses anos.
       Se somente as cargas e os pesos fossem importantes na musculação quando falamos do processo de hipertrofia muscular com qualidade os levantadores olímpicos e de powerlifting seriam os atletas de maior volume, densidade e qualidade muscular e sabemos que isso não é a realidade, então por que exagerar nas cargas?
          Ha um principio muito importante na musculação o principio da progressão de cargas que tem fundamental importância no que diz respeito ao processo de hipertrofia muscular, mas devemos entender que esse processo se da principalmente nos primeiros meses (com as adaptações musculares e fisiológicas ao treino) e que após alguns anos esse processo fica muito mais lento e com variáveis importantes como a periodização do treino (fases do treinamento) trabalho especifico para ganhos de força entre outros fatores, isso não quer dizer que você tem que erguer mais e mais pesos para ficar cada vez maior. Existem outros princípios e métodos com aplicações ao treino tão ou mais importantes do que a carga quando falamos em processo de hipertrofia muscular. Ao procurar o trabalho de hipertrofia juntamente com uma melhora da densidade muscular devemos buscar obrigatoriamente uma alta intensidade de treino, e o que isso significa?
        O intervalo de descanso entre as series e exercícios devera diminuir, a execução dos exercícios devera exigir o máximo de seus músculos seja ele na fase concêntrica (contração mais rápida) como na fase excêntrica (negativa um pouco mais lenta) com amplitude máxima do movimento, a força empregada devera ser proporcional ou ate maior do que a carga imposta no exercício e é justamente por isso que a carga não deve ser tão elevada para exigir assim do movimento e da execução todos esses elementos em pelo menos 8 – 10 ou 12 repetições contínuas com uma boa técnica de execução. Será totalmente ineficaz utilizar tanto peso para não conseguir realizar nem 50% do que foi citado acima sendo que é justamente isso que faz total diferença no trabalho de hipertrofia muscular.
 
 
 

        Dessa forma a pior besteira que alguém pode cometer em seu treino é querer superestimar as cargas exagerando assim nos pesos não conseguindo realizar nem algumas repetições de maneira correta e segura, correndo risco muitas vezes de lesões musculo-articulares o que é muito comum em pessoas que adoram abusar dos pesos em seu treino.
         Treinem de forma eficiente seus músculos e não seu ego, não adianta querer mostrar o quanto é fortão na barra de supino ou num outro exercício qualquer, pois nessa hora meu amigo o que importa é o tamanho e a qualidade dos seus músculos e não o quanto você levanta de peso a não ser que você seja um levantador olímpico ou um atleta de powerlifting o que não é o caso.
         Execute seus exercícios de maneira correta e eficiente, procure dar sempre intensidade em seu treino buscando variar princípios de treinamento muito utilizados no trabalho de hipertrofia muscular para assim sair da rotina e conseguir resultados sólidos com segurança, a orientação de um profissional gabaritado e com experiência em treinamento é sempre bem vinda e muito recomendada para esses casos, a questão é: respeite e escute sempre os bons profissionais com experiência para assim se permitir chegar longe tanto nos seus resultados quanto em longevidade de anos de treino sem fratura ou lesões mais serias.
 
 
 UM OTIMO TREINO A TODOS.     

2 comentários:

  1. Colega, muito boa sua iniciativa de divulgar conhecimento. Porém, tome cuidado com os termos utilizados e com as informações disponíveis.
    Sugiro uma revisão no texto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola caro colega, aceito qualquer tipo de critica, aqui elas são bem vindas, mas desde que eu saiba de que vem, não sei quem é vc mas gostaria de esclarecer algumas coisas, o texto se trata de uma critica a pessoas que simplesmente negligenciam tecnicas de treinamento bem como a boa execução dos exercicios, não sei se vc compreendeu isso mas so quem treina ha anos e trabalha diretamente com esse tipo de atividade sabe o que eu estou falando, como não te conheço e nem sei se vc trabalha diretamente com isso fica a dica pra vc e pra outras pessoas que acham que apenas cargas altas com execuções horriveis é que são importantes no treino para hipertrofia, não se limite apenas ao conhecimento teorico, cientifico e academico pois na pratica se aprende muito mais meu caro, um abraço!!

      Excluir