quarta-feira, 8 de agosto de 2012


POTENCIALIZANDO O GASTO ENERGETICO
DURANTE O TREINO

PROFESSOR GUILHERME FELIX


     Quando o objetivo em um programa de treino for principalmente um trabalho para diminuição e/ou controle do peso corporal juntamente com um maior dispendio e gasto energético durante o treino existem algumas estratégias interessantes e bem aplicáveis a esse tipo de treinamento.
      Normalmente trabalhamos series normais e convencionais com algum intervalo de descanso, tentamos muitas vezes isolar alguns grupamentos musculares trabalhando 2 ou mais exercícios para cada grupamento, e quase sempre em sequencia, fazendo assim varias series para algum determinado grupo muscular, assim isolamos bem aquele determinado grupo muscular conseguindo fadiga-lo muitas vezes de forma completa se treinado de forma bem intensa, mas quando se trata de maior gasto energético, maior recrutamento e trabalho nas fibras musculares em conjunto de vários grupos e músculos trabalhados ao mesmo tempo o interessante é adotar algumas estratégias que veremos a seguir.
      Para poder potencializar esse gasto energético podemos trabalhar principalmente exercícios que exigem e trabalham não apenas uma musculatura, mas sim varias ao mesmo tempo, trabalhando sempre em conjunto e principalmente com exercícios que utilizem grandes grupos musculares como costas, exercícios de perna (principalmente quadríceps) e exercícios com grande amplitude articular e variações de movimento. Normalmente quando trabalhamos grandes grupos musculares em exercícios biodinâmicos e multiarticulares conseguimos trabalhar não só o maior grupo exigido, mas sim vários grupos em conjunto como os musculos estabilizadores e sinergistas para realização do movimento, assim conseguimos ativar e recrutar mais músculos e mais fibras e consequentemente mais despendio e gasto energético durante a execução desses exercícios.
          Partimos do principio que quanto mais trabalho você der aos seus músculos mais energia você ira despender em seu trabalho muscular, em seu gasto energético, exercícios com participação de grandes grupos musculares normalmente despendem mais energia e podem principalmente ser combinados com outros exercícios também, de preferencia com outros grupos de médio e pequeno porte de preferencia alternando os seguimentos para assim conseguir realizar os exercícios sem muito intervalo de descanso e com ótima intensidade de treino.

Um exemplo bem simples seria:
Combinação de Exercicios de Perna e Membro Superior alternando os seguimentos: Agachamento Livre na barra (trabalha a musculatura do Quadríceps, Posterior de Coxa, Músculos do Quadril, Estabilizadores da Coluna principalmente Lombar e Abdômen) combinado com algum grupo na Região Superior como o Peitoral (Supino Reto ou Maquina) ou o Deltoide (Desenvolvimento Maquina/Dumbell ou Elevação Lateral) em sequencia ate algum grupo pequeno como Bíceps (Rosca Direta) ou Triceps (Triceps Pulley).
         Esses exercícios quando combinados potencializam um maior gasto energético durante o treino e o mais interessante que é possível manter a intensidade sempre alta sem precisar dar nenhum intervalo entre eles, a intenção é trabalha-los de forma direta sem intervalo, as cargas aqui normalmente são o que menos importa e sim o volume de treino juntamente com uma alta intensidade com os exercícios combinados. Nessa estratégia podemos combinar ate 3 exercicios de forma direta respeitando sempre a individualidade, o preparo e o condicionamento de cada individuo, lembrando que essa estratégia pode e deve ser realizada em pessoas que já treinam há algum tempo e que principalmente tem por objetivo o controle ou diminuição do peso corporal, perda de gordura, não sendo recomendado para trabalho de hipertrofia muscular.
        Outra estratégia interessante e muito utilizada seria realizar ao termino do treinamento com pesos um trabalho aeróbio logo em sequencia sem intervalo de descanso sendo que o tempo, a velocidade e a intensidade empregada nesse tipo de trabalho deve ser direcionada e prescrita por um treinador respeitando assim o condicionamento e preparo de cada individuo, normalmente o tempo trabalhado ao termino do treino de musculação fica numa media de 30 minutos de atividade aeróbia (Esteira ou Bike) em alguns casos trabalhando ate um tempo maior.

       Esse tipo de programa e trabalho pode ser elaborado de varias formas cabendo principalmente ao professor e treinador respeitar a individualidade biológica de cada um, as necessidade físicas e morfológicas de cada individuo, sempre que adotamos algum tipo de treino ou programa novo devemos sempre procurar a orientação de um profissional capacitado e com experiência nesse tipo de trabalho.
       Outro detalhe muito importante é a dieta a ser realizada, de nada adiantara se você não realizar alguma dieta especifica para o objetivo proposto, os resultados só aparecem quando há uma combinação entre dieta e exercício físico aplicados de forma eficiente e com regularidade, então se você busca resultados comece principalmente por seus hábitos alimentares.

Um Ótimo Treino a Todos.

2 comentários:

  1. Gostei muito de seu blog e já estou seguindo. Sou uma gorda, ex-atleta, mãe de família, que está se redescobrindo através da musculação. Ainda tem muita gordura em cima dos meus tírmidos músculos mas será apenas questão de tempo para os resultadoos começarem a aparecer. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kinha, obrigado por seguir e participar do blog espero que vc tenha grandes resultados e principalmente continuidade em seus treinamentos na musculação, bons treinos e grande abraço!!

      Excluir