quarta-feira, 11 de abril de 2012



CELULITE: O QUE REALMENTE FUNCIONA

NUTRICIONISTA SUSY BASTOS


Eu costumo comparar a celulite com a calça jeans, ambas nunca saem de moda. Ultimamente tem se falado muito a respeito do tal photoshop, que "esconde" todos os "defeitos" das mulheres nas capas e fotos de revistas e que, exatamente por isso, torna-se um assunto tão polêmico.


Quando se fala em fotos, elas, as benditas, ou melhor, as malditas celulites são sempre uma grande ameaça para o "retoque final", afinal de contas, a busca pela perfeição faz com que a maioria das pessoas achem inaceitável uma atriz linda e famosa ostentar os "furinhos" com aspecto pra lá de constrangedor em alguma parte do corpo.

Desesperadas, muitas mulheres param de tomar refrigerante acreditando que o gás é o grande vilão, outras não comem mais açúcar porque ouviram dizer que é um crime para quem quer evitar a tal das covinhas, e por aí vai. O certo é que elas tem causas conhecidas, são muito temidas e aterrorizam a vida da maioria das mulheres.

MAS E COMO ELAS SURGEM?

O corpo é revestido pela pele, depois vem o tecido conjuntivo, logo embaixo as gordura e, por último, os músculos. Para que a pele fique firme existem algumas fibras que passam pela camada de gordura e ligam a camada da pele aos músculos. Quando a pessoa engorda as células de gordura se alargam, a pele é pressionada para cima e as fibras, que antes serviam para deixar a pele mais firme, endurecem, contraem-se, mantêm algumas regiões da pele presa, puxando-a para baixo, ou seja, acabam sendo as grandes responsáveis por criar covinhas e depressões, deixando a pele com aspecto irregular e a pessoa bastante insatisfeita com o seu corpo.



ENTÃO SÓ PRECISO EMAGRECER PARA QUE ELAS DESAPAREÇAM?

Não. Infelizmente o acúmulo de gordura corporal não é a única causa responsável pelo aparecimento das celulites: fatores genéticos e hormonais, uso de anticoncepcionais, envelhecimento, stress, má circulação e sedentarismo também influenciam diretamente na piora ou melhora do quadro.

DIANTE DE TANTOS FATORES, ADIANTA FAZER DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO PARA COMBATÊ-LAS?

Claro que sim! Imagina se além de possuir uma predisposição genética para celulites, você não praticar nenhum exercício físico e viver a base de uma dieta com alimentos ricos em gorduras, pobres em proteínas e riquíssimos em carboidratos; ou pior, se encher de calorias vazias, como cervejas e refrigerantes, todos os dias? Com certeza você não ficará nem um pouco satisfeita com o que verá no espelho e possivelmente será uma pessoa com a saúde muito debilitada.

Quando você deixa de lado o sedentarismo e começa a praticar exercícios físicos todos os dias: o seu nível de stress diminui, a parede dos vasos capilares fica mais forte (melhorando a circulação), o seu gasto energético aumenta e o seu metabolismo acelera, facilitando, e muito, a perda de peso. Agora imagina todos esses benefícios associados a uma alimentação saudável, adequada e específica para os seus objetivos? Neste caso, o resultado não poderá ser outro: ganho de massa muscular e perda de gordura corporal! A receita de ouro para qualquer corpo bonito.

Portanto, assim como a celulite é causada por um conjunto de fatores, o seu combate é feito através de um conjunto de ações. Não basta evitar os refrigerantes (cujo o problema é o açúcar e o sódio, não o gás), nem deixar de comer isso ou aquilo, porque você evita algumas coisas e ingere outras que acabam causando o mesmo mal.

O exercício físico aliado a uma alimentação adequada combate vários fatores de uma vez só e promove não só a melhora, mas em muitos casos, o desaparecimento das celulites. Lembre-se que quando o assunto é corpo, o remédio é sempre o mesmo: mudança de estilo de vida, determinação e foco nos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário